• General Search
  • Companies
  • Events
  • Blogs
processing

Aldea Cooperativa

ALDEA COOPERATIVA é uma cooperativa de consumo. Sabe o que isso quer dizer? Cooperativa é uma empresa que funciona de um jeito um pouco diferente das outras empresas. Ela pertence aos seus cooperados e existe para atender às necessidades de consumo desses cooperados, sem interesse de ganho. Aqui, tudo foi construído pensando em um bem comum, tendo por base os princípios cooperativistas. Quais são esses princípios? São princípios aprovados pela Aliança Cooperativa Internacional, contendo os valores da honestidade, da transparência, responsabilidade social, justiça, igualdade, boa–fé, dentre outros valores que, somados, fazem com que os homens pensem em uma sociedade mais justa, respeitando o próximo como extensão de si mesmo. O conjunto de virtudes morais sustenta o que somos e o que construímos. Uma cooperativa surge da união de amigos que acreditam que é possível existir uma forma mais equilibrada de consumo dentro da sociedade. Esses amigos convidam outros amigos e todos se tornam cooperados. O cooperado é aquele que acredita em nossos princípios, movimenta os negócios da cooperativa com seu uso permanente e participa ativamente das decisões tomadas em Assembléia, de maneira democrática. Uma destas decisões é a devolução, a cada cooperado, das sobras líquidas obtidas no exercício fiscal. A Cooperativa entrega os produtos, aos cooperados, a um preço calculado com uma margem de segurança. Se não utilizada totalmente, esta margem, após o balanço da sociedade, resultará em uma sobra, um excedente a ser devolvido a cada cooperado, proporcionalmente às suas aquisições. Parte destas sobras é aplicada em ações sociais, uma parte retorna aos cooperados por meio de um cheque administrativo e o saldo é capitalizado, permitindo o crescimento da cooperativa, tudo com aprovação dos cooperados em Assembléia.

Profile Description

Aldea é unha cooperativa de produción e consumo, é dicir, unha empresa de índole social, formada por un grupo de persoas que nos xuntamos para empoderarnos como consumidoras, agricultoras e traballadoras.

Desta forma acedemos a unha alimentación sana, económica, xestionada por nós mesmas, cultivando os nosos propios alimentos nas nosas propias hortas e mercando outros produtos que precisamos colectivamente.

Facemos consumo COOPERATIVO: acedemos a TODA clase de produtos que desexamos, non soamente alimentarios, mercados na ECONOMÍA SOLIDARIA, dentro da NOSA cooperativa.

Leave a Comment